Economia, Desenvolvimento e Sociedade

Linha 2 – Economia, Desenvolvimento e Sociedade

A linha de pesquisa Economia, Desenvolvimento e Sociedade discute as principais questões que afetam o processo de desenvolvimento socioeconômico, com destaque para as estratégias de desenvolvimento sustentável e para os aspectos sistêmicos do processo de inovação tecnológica. Tal discussão é estruturada em disciplinas que abordam, de modo interdisciplinar e articulado às demais linhas de pesquisa do programa, temas relativos a questões ambientais, à “nova” economia do conhecimento, às estratégias e políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, entre outros aspectos.

Além da opção pelo enfoque interdisciplinar, as discussões são realizadas a partir da análise de diferentes concepções teóricas acerca dos fenômenos em estudo. Dessa forma, os principais elementos dos debates disciplinares (como os característicos da economia, sociologia, administração e ciência política) são retomados tendo em vista a construção de um referencial teórico e conceitual adequado à análise das profundas transformações que caracterizam a sociedade contemporânea.

Nesse contexto, as próprias estratégias de desenvolvimento produtivo e as políticas públicas devem acompanhar as mudanças em curso. Considera-se, portanto, que o estudo dessas dinâmicas é fundamental em se tratando das novas questões que são constantemente colocadas aos pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Como dito, temas transversais como o desenvolvimento sustentável e o aspecto sistêmico do processo de inovação tecnológica são contemplados nas disciplinas que compõem a linha de pesquisa e também em seus projetos de pesquisa. A articulação entre as discussões teóricas das disciplinas e os estudos aplicados dos projetos de pesquisa, que são fortemente alinhados às especificidades da região do ABC, possibilitam complementaridades para a dinâmica do aprendizado dos alunos, bem como para a evolução das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos docentes.